Novo deputado federal esteve no Sinduscon RG e ouviu representantes do setor

“Para atender os compromissos que assumi durante a campanha, na Câmara dos Deputados vou fazer um planejamento por área e, no que se refere à construção civil, quero defender recursos para a implantação de infraestrutura em loteamentos, pois existem muitos em situação irregular. Hoje qualquer empreendedor tem recurso para construir, mas não tem linha de crédito para aquisição do terreno e implantação da infraestrutura”. A declaração é do único deputado federal eleito pelo município, o ex-prefeito Alexandre Lindenmeyer, do PT, que na manhã desta última quinta-feira, 3, falou sobre sua atuação em Brasília a partir de 1º de janeiro para a diretoria do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande. Também destacou que “um dos grandes projetos do Governo Lula vai ser a moradia popular, para gerar emprego. Será uma resposta rápida ao problema do desemprego, ao invés de só dar o auxílio emergencial”. Ao mesmo tempo, lamentou que o atual governo tenha cortado 95% dos recursos para a habitação popular.

A reunião aconteceu na sede do Sinduscon Rio Grande, conduzida pelo presidente Airton Viñas, e contou com a participação do vice-presidente Evandro Coradi; do diretor administrativo Paulo Roberto Costa e do diretor funcional Rodrigo Marques Freitas.

Lindenmeyer também irá atuar para que os pagamentos das custas de processos nos cartórios sejam na entrega do documento pelos Registros de Imóveis e não na entrada, como forma de agilizar os prazos. Defende, ainda, a criação de banco de projetos nos órgãos públicos, nas esferas municipais (prefeituras), estaduais e federais para que se consiga aproveitar os recursos sempre que eles estiverem disponíveis, já que muitas vezes se perde oportunidade por falta dos referidos projetos.

Obras prioritárias para a região

O presidente Airton Viñas lembrou que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, solicitou aos governadores a indicação de obras que consideram importantes para o Governo Federal realizar em seus estados. O Rio Grande do Sul irá listar três obras. O vice-presidente Evandro Coradi entende que “a região da Serra sempre sai na frente e não podemos ser, de novo, os últimos da fila. Precisamos montar uma estratégia de apoio para trazer, ao menos, uma das obras para a nossa região”.

Foi ventilado que o governador eleito Eduardo Leite deverá defender a conclusão da duplicação da BR-116, mas os presentes à reunião decidiram apresentar duas reivindicações ao Chefe do Executivo gaúcho: a ligação a seco com São José do Norte, “que seria a Carta de Alforria da região”, na opinião de Viñas, e a duplicação do lote 4 da BR-392.

Fortalecimento da construção e pedágio

Diante do interesse manifestado por Alexandre Lindenmeyer em dedicar especial atenção à construção civil na Câmara dos Deputados, foi acertado com o novo parlamentar algumas ações em conjunto. Airton Viñas acompanhará o parlamentar rio-grandino em visita ao presidente da Federação das Indústrias do RS (FIERGS), Gilberto Petry, e também à Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), em Brasília. O presidente do Sinduscon Rio Grande pretende, ainda, apresentar Lindenmeyer a outros Sinduscon do estado para ter uma visão ampla do setor.

Por sua vez, Alexandre Lindenmeyer convidou Viñas a participar de uma reunião que terá em breve com representantes da concessionária Ecosul, quando será abordada a questão dos pedágios na região.  

A importância do encontro

No final, Airton Viñas disse que “foi uma reunião de alinhamento com o deputado federal eleito, quando abordamos questões de interesse da construção não só para Rio Grande, mas para toda a região. Achamos importante porque, conforme o perfil do novo presidente da República, ligado às questões sociais, nosso setor vai ter um aceleramento a partir de 1º de janeiro com os investimentos que serão feitos, especialmente na habitação popular e loteamentos”.

Conforme o presidente do Sinduscon Rio Grande, “o deputado se mostrou receptivo às ideias apresentadas e cabe frisar o fato do novo parlamentar estar puxando para si as demandas de nosso setor. É de extrema importância abraçar a causa da construção civil. Alexandre Lindenmeyer tem larga experiência como prefeito do Rio Grande em dois mandatos e conhece muito bem a construção civil, o que o diferencia de outros parlamentares”. Ique de La Rocha

Rio Grande, 04 de novembro de 2022.

Fechar Menu