O Diretor Financeiro do Sinduscon-RG, Airton Viñas, esteve presente em eventos de grande relevância nacional e estadual na última semana, representando a entidade em pautas estratégicas para o setor da construção civil, sustentabilidade e inovação.

9/12 – Lançamento do Panorama dos Resíduos Sólidos 2024 e ISLU (São Paulo)

Pedro Maranhão – Presidente da ABREMA (Associação Brasileira de Resíduos Sólios e Meio Ambiente)

Em São Paulo, a ABREMA lançou as publicações Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2024 e o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), que são referências no setor. O evento reuniu autoridades, empresários e especialistas para discutir avanços e desafios em gestão de resíduos sólidos.

Destaques do Panorama 2024:
O índice de reciclagem no Brasil subiu de 3% para 8%, impulsionado pelo aumento da coleta seletiva e pela inclusão de dados da coleta informal.
Expansão do uso de biometano nos aterros sanitários, com potencial de produção de até 2,86 milhões de m³/dia.


Destaques do ISLU:
Municípios com concessões em saneamento lideram os rankings de sustentabilidade.
Lançamento de uma plataforma on-line para consulta interativa dos dados.


A cerimônia homenageou personalidades que têm contribuído para a sustentabilidade e neutralizou suas emissões de carbono com créditos de empresas parceiras do setor. Pedro Maranhão reforçou a confirmação da sua presença em evento que será promovido pelo Sinduscon em 2025.

10/12 – Reunião de Diretoria da FIERGS

Airton Viñas participou da reunião de diretoria da FIERGS, entidade da qual é conselheiro fiscal. Durante o encontro, foram discutidos projetos para fortalecer a indústria gaúcha e melhorar a competitividade do estado em cenários nacionais e internacionais.

11/12 – Encontro de Investidores do Setor de Energia Eólica

No dia 11/12, o Diretor Airton Viñas que também faz parte do Conselho do Grupo Equatorial Energia, participou do Encontro de Investidores do Setor de Energia Eólica no Rio Grande do Sul, realizado na sede da FIERGS, marcou um momento significativo para o setor de energias renováveis no estado. O evento reuniu empresários, investidores, representantes do governo e especialistas para discutir o potencial e os desafios das energias eólica e renováveis como motores de transição energética e desenvolvimento econômico sustentável.

Protocolo de Intenções para o Projeto Porto Verde
Um dos destaques do evento foi a assinatura do Protocolo de Intenções para o Porto Verde, um projeto-piloto de transição energética sustentável, liderado pela Portos RS (Governo do Estado) e pelo Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS).

O objetivo é transformar os terminais portuários gaúchos, começando pelo Porto de Rio Grande, em modelos de geração de energia eólica.
Estudos ambientais e medições de vento determinarão se o projeto incluirá parques eólicos onshore (em terra) ou offshore (no mar).
Investimentos estimados variam entre US$ 1 milhão por megawatt (onshore) e US$ 3 milhões por megawatt (offshore).

11/12 – Celebração dos 90 anos do Crea-RS e Premiação dos Engenheiros do Ano

Inspetor Chefe do Crea/RS Rio Grande – José Luis Guarenti e Presidente do CREA/RS – Nanci Walter

Na mesma data, Airton Viñas participou da cerimônia de 90 anos do Crea-RS, realizada no Theatro São Pedro.

A presidente do Crea-RS, Nanci Walter, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, reconhecendo o trabalho da entidade no desenvolvimento do estado.
Durante o evento, a Sociedade de Engenharia do RS premiou os Engenheiros do Ano de 2024, com destaque para aqueles que contribuíram significativamente durante as enchentes no estado. Um dos Engenheiros reconhecidos foi Rafael Sacchi, que esteve palestrando para nossos associados no dia 07/12 aqui em Rio Grande.

Fechar Menu