Informamos que a FIERGS recebeu, da Estação Naval da Marinha do Brasil, a demanda de identificação de empresas de engenharia/construção civil do RS capazes de desenvolver/executar projeto para uma “Rampa de Docagem”.
Segundo a Marinha, a rampa de docagem terá o objetivo de servir de infraestrutura para a retirada de embarcações da água, por meio de roletes infláveis – denominados “air-bags” – que deslocam o navio sobre a rampa, que suportará a carga da embarcação e garantirá a estabilidade do solo.
Resumidamente, ainda segundo a Marinha, a obra será da seguinte forma:
a) Construção de uma rampa com largura de 30m e comprimento médio de 90m. Será construída em três trechos distintos: o primeiro com 60 m e 4% de inclinação, o segundo com 10 m e 8% de inclinação, e o terceiro com 20 m e 12% de inclinação. O perímetro do segundo e do terceiro trechos estarão abaixo da linha da água e serão contornados por quebra-mar; e
b) Dividida em fases de construção, que iniciarão com a retirada de uma camada de solo natural a fim de nivelar o terreno. Haverá a cravação de estacas de madeira para incremento da resistência do solo natural. O trecho afogado será contido por ensecadeira e esgotado por bombeamento. Serão aplicadas camadas para um substrato compactado, com os seguintes materiais: camada de bloqueio, macadame hidráulico, brita graduada e pedrisco com pó de brita, sendo essa a última camada. No perímetro do trecho afogado serão depositadas pedras de mão, que funcionarão como quebra-mar. E, por fim, no perímetro do trecho em terra haverá um muro de arrimo de Gabião.
A licitação, para contratação de empresa de engenharia/construção civil, para a execução da obra, está prevista para ser realizada dentro do 1º quadrimestre de 2024.
Gostaríamos de solicitar o apoio dos Sindicatos na divulgação desta demanda junto às empresas, de modo a conseguirmos repassar à Marinha os contatos daquelas interessadas. Solicitamos o retorno até o dia 29/01.
Eventual questionamento poderá ser dirigido ao Conselho de Articulação Sindical e Empresarial – CONASE:
Telefone: 55 51 3347.8680