No último fim de semana o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) aproveitou sua estada no município para reunir-se com diretoria e associados do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande, quando foram tratadas inúmeras questões referentes ao desenvolvimento do município e região. O encontro realizado na sede do Sinduscon teve a coordenação do presidente Airton Viñas, a presença do vice-presidente Evandro Coradi, dos associados Walter Calixto Borges e arquiteto Joziel Bonatto
No final, o presidente Airton Viñas considerou o encontro “muito bom. Foram passadas informações de importância e queremos nos preparar para os novos ventos que estão soprando no Brasil. A construção civil tem interesse na retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, nos investimentos do Governo Federal em infraestrutura para a nossa região e a retomada do Polo Naval. E ficamos satisfeitos em ver nosso único representante em Brasília disposto a trabalhar junto com o Sinduscon em várias pautas. Essa parceria só irá contribuir com o nosso setor e também com a atuação do nosso parlamentar na Capital Federal”.
Capacitação de mão de obra e habitação
Alexandre Lindenmeyer tratou com o Sinduscon Rio Grande o agendamento de uma reunião na Federação das Indústrias do RS (FIERGS), mais especificamente com o presidente Gilberto Petry e a área de Óleo e Gás. O deputado mostra-se muito otimista com a reativação dos estaleiros no município, inclusive no aumento do conteúdo local para a indústria naval, e já prevê a necessidade de qualificação da mão de obra local. Ele entende que o Sesi e o Senai tem a estrutura necessária para a realização desses cursos e este é um dos motivos de seu encontro com a direção da FIERGS. Como Airton Viñas é diretor da entidade, se prontificou a intermediar os contatos.
Ainda sobre a retomada dos estaleiros, Alexandre Lindenmeyer conta que, certa vez, ouviu dos japoneses do estaleiro Toyo Setal, ao verem as plataformas serem levadas de novo para a Ásia: “Agora que construíram tudo, qualificaram a mão de obra, já demonstraram que são capazes de construir embarcações, vocês estão dizendo que tem de voltar a construir no Japão? Não tem lógica”!
O parlamentar petista também falou que existem cinco grandes plataformas em alto-mar sem produzir, esperando para serem descomissionadas (descomissionamento de navios significa tomar as providências necessárias para a desativação ou desmanche de uma embarcação no final de sua vida útil) e existem ao todo 38 embarcações para serem descomissionadas no Brasil. “O estaleiro da Engevix tem condições de realizar esse trabalho e retomar suas atividades”.
Sobre o programa de habitação popular Minha Casa, Minha Vida, Lindenmeyer marcou encontro da diretoria do Sinduscon com Gilmar Ávila, ex-secretário de Habitação do município e que está para chefiar um departamento referente a esta área no Ministério das Cidades. O Governo Federal está destinando R$ 10 bilhões para a retomada do programa e, na reunião com o Sinduscon, será tratada a conclusão das obras de habitação popular no município, que foram retomadas, e a possibilidade de novos empreendimentos habitacionais.
Lote 4, ligação a seco e outros
Ainda no encontro entre o Sinduscon Rio Grande e o deputado Alexandre Lindenmeyer foram tratadas questões referentes à duplicação do Lote 4 da BR-392 (área industrial e portuária) e a ligação a seco entre Rio Grande e São José do Norte. O parlamentar informou que, de momento, só uma das obras poderá ser realizada. Como a ligação a seco com São José do Norte é considerada prioritária e está sendo aguardado o resultado do Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA), que decidirá se o melhor é túnel ou ponte, falou-se na adoção de medidas mitigatórias para o Lote 4 da BR-392, especialmente na av. Maximiano da Fonseca (Portuária). Uma delas seria o desvio do trânsito de caminhões para a Via 1 e, ainda, a permissão do trânsito pelo acostamento no trecho do Tecon até a Termasa.
Sobre a recuperação da segunda ponte sobre o canal São Gonçalo ou construção de uma nova, ligando Rio Grande e Pelotas, não existe nenhuma indicação de que isso vá acontecer em breve.
No encontro, o deputado Lindenmeyer disse que continua acompanhando as tratativas para retomada do projeto da termelétrica no município. O processo na Aneel agora tem novo relator.
Temas relevantes
Sobre a reunião, Lindenmeyer destacou que “foram levantados temas relevantes para Rio Grande e região. O Sinduscon demonstrou estar sempre ligado às pautas do momento, de interesse da Zona Sul e eu, enquanto deputado, estarei atento, construindo junto com o sindicato alternativas para gerar o desenvolvimento econômico e social, através da geração de emprego, fomentando novos empreendimentos e a conclusão de projetos que estão em curso”.