O presidente Airton Viñas participou, dia 13 de abril, no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, do 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que pela primeira vez ocorreu dentro da Feicon, a maior feira de construção e arquitetura do Brasil. Com 26 edições, a FEICON é o principal evento voltado para os mercados de construção civil e arquitetura na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players da construção civil e arquitetura.

Encontro de lideranças

O Enic foi promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entre os dias 12 e 14 de abril, e reuniu cerca de 3,6 mil profissionais, como engenheiros, construtores, arquitetos, varejistas e demais profissionais da construção civil.

Na ocasião, o presidente do Sinduscon Rio Grande teve a oportunidade de conversar com o atual presidente da CBIC, José Carlos Martins, e o presidente já eleito para a próxima gestão, Renato de Souza Correia, de Goiás. Viñas quer uma aproximação maior da construção civil rio-grandina e gaúcha com as maiores lideranças e representantes do setor em nível nacional.

Programação movimentada

O tema do 96º Enic foi “Engenharia & Negócios” e contou com cerca de 50 palestras com foco em “Minha Casa, Minha Vida, Responsabilidade Social, produtividade, baixo carbono, relações trabalhistas, infraestrutura, obras industriais e corporativas, tecnologia e inteligência artificial”.

Na programação, constaram assuntos como “Construção 2030 e o desafio das barreiras para industrialização”, “Metaverso no Mercado Imobiliário e no acompanhamento de obras”, “Futuro do Mercado Imobiliário de Interesse Social”, “Parceria Estado e Governo Federal em busca da redução do déficit habitacional”, “Elas constroem: como estimular a participação da mulher no setor da construção”, “Eventos Climáticos Extremos e a Indústria da Construção: Oportunidades e Responsabilidades”. O evento contou com a participação de gestores públicos, economistas, executivos e especialistas da área.

Airton Viñas também destacou a presença no Enic do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e considerou interessantes para o setor informações atualizadas sobre a questão cartorial, especialmente a legislação específica existente para a permuta de imóveis. “Sempre foi comum  na construção um proprietário de imóvel negociar com construtoras seu terreno, especialmente para a construção de um edifício, recebendo em troca dois, três ou mais apartamentos. Só que, se acontecesse um acidente de percurso, ou mesmo se a construtora falisse, como ficaria a questão do terreno? Felizmente hoje a legislação já prevê a solução”.

Fechar Menu