No próximo dia 9 de agosto o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande estará promovendo o seminário “Rio Grande e seu caminho para o futuro”, que acontecerá na parte da tarde, a partir das 13h, no Hotel Laghetto Villa Moura. Também naquela próxima sexta-feira será realizado um jantar a associados e convidados para a posse festiva da nova diretoria do Sinduscon, que terá como presidente Marco Antonio Tuszynski na gestão 2024/2027.
Sobre o seminário, que terá o apoio institucional do Senai RS e Gerdau, o ex-presidente e agora diretor Airton Viñas, explicou que o Sinduscon pretende “mostrar à comunidade que Rio Grande tem um potencial enorme, mas que não está sendo bem trabalhado”. Cita como exemplo a necessidade de revitalização do Centro Histórico. Por isso, virá um palestrante de São Paulo apresentar um case de sucesso na capital paulista e dar subsídios do que poderá ser feito em Rio Grande.
Outra necessidade de Rio Grande refere-se à atualização do Plano Diretor. Uma representante de Balneário Camboriú (SC) falará sobre outorga onerosa e como ela foi usada para atrair investimentos naquele próspero município do litoral catarinense.
Airton Viñas informa que os assuntos abordados no seminário também são as pautas que a construção civil deverá apresentar aos candidatos a prefeito.
Programação
O seminário “Rio Grande e seu caminho para o futuro” será aberto pelo presidente eleito do Sinduscon, Marco Antonio Tuszynski, às 13h30min, e terá a seguinte programação:
13h45min – Ger. da Divisão de Educação Profissional e Tecnológica SEINAI/RS – Ger. Márcio Rogério Basotti, sobre “Ações do Sistema S após as enchentes”.
14h15min – Palestra do economista da Fiergs, Marcelo Ayub Monteiro, sobre “Impactos da catástrofe climática e o futuro da economia gaúcha”.
15h – Palestra do diretor de Desenvolvimento de Negócios da DTA Engenharia, Econ. Daniel Khol, intitulada “Apresentação de projetos Lagoa Mirim e Porto Pogon”.
Às 16h começa o painel “Rio Grande e seu caminho para o futuro”, sendo mediador o eng. Miguel Ângelo Fogaça Thormann, que foi o primeiro presidente do Sinduscon Rio Grande. Participarão o eng. Civil José Edgard Camolese, responsável técnico da empresa Eredità/SP (tema Patrimônio Histórico: “Conservação e restauro do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo”), seguido da engª civil Clélia Witt Saldanha, da Prefeitura de Balneário Camboriú (tema Outorga Onerosa: “Desafios e oportunidades para sua implantação”).
Inscrições
O seminário será gratuito e com vagas limitadas, até completar a capacidade permitida no Laghetto Villa Moura. Os interessados em participar poderão inscrever-se através do link:
https://forms.gle/eNTuHhNwGErFuF5a7