O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande comemorou, nesta última sexta-feira, os 25 anos de fundação. À tarde, a partir das 14 horas, foi promovido um seminário sobre desenvolvimento, denominado “Rio Grande: o presente nos impacta, o futuro nos instiga”, que lotou o auditório da Câmara de Comércio

O evento contou com o patrocínio da FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, GERDAU – o futuro se molda, DMS Arquitetura & Engenharia, Ecomix Atacarejo, CAL FIDA,  Lamb Construções e Engenharia, Concreto Schumann e UDF Engenharia e Construções.


O ponto alto das comemorações foi o coquetel comemorativo e as homenagens a três grandes destaques da cidade do Rio Grande. Para o evento vieram o presidente da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), Gilberto Petry; presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correa, acompanhados de vice-presidentes; os presidentes de vários Sinduscon; os participantes do painel sobre desenvolvimento realizado à tarde, empresários do movimento MobiCaxias, de Caxias do Sul, convidados e associados. Representando o Legislativo Municipal compareceu o presidente da Câmara, Júlio César Pereira da Silva e também o vereador Luka, que homenagearam o Sinduscon com uma placa.
A festa, realizada à noite no 6º andar da Câmara de Comércio, teve muita emoção, animação, apresentação de grupo musical que executou os hinos Nacional e Rio-Grandense.


Ao falar sobre os 25 anos do Sinduscon, o presidente Airton Viñas lembrou dos ex-presidentes e diretorias passadas que fizeram a sua parte para que o sindicato chegasse à situação em que se encontra hoje. “Nesta data temos muito para agradecer. Aos companheiros que já passaram por aqui, aos integrantes da atual diretoria, nossos companheiros de jornada, bem como a entidades co-irmãs como os Sinduscon, mais a Fiergs e a CBIC que são nossos aliados em busca de melhores condições para a construção civil. Sindicato é luta e a bandeira do Sinduscon é por um Rio Grande e um Brasil melhor, onde o empresário possa trabalhar, empreender para gerar emprego, renda e mais riquezas para nossa cidade e nosso país. Um agradecimento especial aos nossos associados, os responsáveis pelo Sinduscon chegar aos 25 anos de atuação cada vez mais pujante e vibrante. Somos fortes, porque somos unidos”.

Os homenageados da noite
Inicialmente, foram homenageados com medalhas os “Amigos do Sinduscon”, que conforme o presidente Airton Viñas foi um reconhecimento a pessoas que estão próximas do sindicato, contribuindo para as conquistas e realizações do setor.
A seguir foi feita a homenagem a personalidades que se destacaram para o engrandecimento da construção civil, da engenharia e desenvolvimento econômico da cidade do Rio Grande:
MIGUEL THORMANN – O primeiro presidente do Sinduscon Rio Grande e que muito trabalhou para o surgimento do sindicato foi o engenheiro Miguel Thormann que recebeu uma placa registrando o momento. Para ele, os 25 anos “passaram rápido. Hoje temos uma entidade com toda a força, com uma estruturação muito grande dentro da sociedade. Não esperava que fosse tão forte assim”.

HONÓRIO BICALHO – A placa em homenagem ao engenheiro Honório Bicalho foi entregue ao inspetor-chefe do CREA, engenheiro José Luiz Guarenti. Ele destacou que o homenageado, além da construção dos Molhes da Barra e do Porto Novo, foi responsável por grandes obras portuárias e ferroviárias no Brasil, a mando de D. Pedro II. “Foi uma pessoa super comprometida com sua profissão e esta placa será guardada pelo CREA e irá percorrer todo o país”.
O Presidente da Academia Nacional de Engenharia, Mário Menel, manifestou-se em vídeo no telão. Disse que Honório Bicalho, patrono da cadeira 98 daquela entidade, “é orgulho da engenharia nacional e deixou como legado o embrião do que é hoje o porto do Rio Grande”.

GOLBERY DO COUTO E SILVA – Quem recebeu a homenagem em nome do militar rio-grandino, Chefe da Casa Civil da Presidência da República nos governos Geisel e Figueiredo, foi o cientista político Golbery do Couto e Silva Neto, que mora no Rio de Janeiro. Ele mostrou-se “muito feliz com a homenagem. Rio Grande dá o exemplo e mostra que não esqueceu seus ilustres ancestrais”. Aproveitou e cumprimentou a diretoria do Sinduscon pela data.
A homenagem do Sinduscon justificou-se pelo apoio que Golbery deu à sua terra natal, tendo sido decisivo para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto junto ao canal adutor; a implantação dos corredores de exportação que deram origem ao Superporto; a construção das 3.500 casas do Parque Marinha; liberação de recursos do Projeto Cura para obras de infraestrutura nos bairros Getúlio Vargas, Navegantes e Santa Tereza; recursos para a pavimentação da avenida Buarque de Macedo e federalização da Fundação Universidade do Rio Grande.

Algumas das manifestações em homenagem ao Sinduscon
O Sinduscon Rio Grande foi fundado em 20 de agosto de 1998 e a história do surgimento do sindicato foi passada em vídeo, durante o coquetel de confraternização. Também em vídeo o governador do Estado, Eduardo Leite, gravou mensagem , quando destacou que “na construção a gente tem oportunidade de empregos para muitos e muitos gaúchos”. Também o deputado federal Alexandre Lindenmeyer manifestou-se em vídeo. Disse que comemorar o aniversário do Sinduscon é também comemorar “a geração de muito emprego e renda para a comunidade”.


No coquetel, o presidente da CBIC, Renato Correa, cumprimentou a diretoria e associados do Sinduscon RG e falou na importância da união dos construtores: “O momento é de perspectivas positivas e somos um setor que trabalha muito duro”.
O presidente da Fiergs, Gilberto Petry, destacou os méritos dos homenageados e agradeceu o apoio de Airton Viñas ao participar daquela entidade. “O que conhecemos da vida é o passado. O presente é agora e o futuro amanhã. Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã. Temos de homenagear o passado, que é nossa referência para o futuro”.


O presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio César Silva, destacou os homenageados da noite e falou na importância da construção civil para o município. “Cada empresa, cada empresário aqui mereceria receber placas, porque ser empresário hoje no Brasil é um grande desafio, num país em que temos ainda uma grande carga tributária e muita burocracia”, disse. Ainda no final da cerimônia, o Sinduscon Rio Grande, recebeu uma placa de homenagem da GERDAU, nossa patrocinadora institucional.

Jornalista Ique de La Rocha

Rio Grande, 29 de agosto de 2023.

Fechar Menu